Home | About | Anti-Bullying | Goodies | Ovos Fritos | Trabalhos | Weblog | Feeds

June 25, 2011

Cutout: algumas dicas

Filed under: Tutoriais — Tags: , , , — Luly @ 5:41 pm

- Cutout é um dos efeitos mais queridos pelas pessoas quando querem deixar a foto diferente. Eu já mostrei como faze-lo com o Blend Mode “Pin Light” no Photoshop aqui, e alguns conhecidos vieram falar comigo que gostaram, pois sempre quiseram fazer aquilo. Então hoje decidi dar algumas dicas de como fazer um cutout de verdade, escolhendo as partes destacadas. É um efeito básico para Photoshop, então quem não está familiarizado com o programa consegue fazer facilmente.
Vou usar a seguinte foto como modelo:

Tutorial 05

Meu objetivo é destacar as parte em roxo, para ficar assim:

Tutorial 05

A primeira coisa a fazer é duplicar a imagem para ter duas camadas: uma colorida, original, e a outra em preto-e-branco. Para duplicar pressione Ctrl+J ou vá em “Layer – Duplicate Layer”. Na janela “Layer” lateral vão aparecer os dois, iguais:

Tutorial 05

Para deixar o layer de cima em preto-e-branco pressione Ctrl + Shift + U ou vá em “Image – Adjustments – Desnaturate”. Eu geralmente seleciono também o Blend Mode “Color” para esse layer, acho que fica mais natural, mas isso fico à cargo de cada um!!

Tutorial 05

Agora podemos começar, usando uma ou mais de três ferramentas básicas que vão dar o efeito desejado com facilidade (e paciência, para quem não está acostumado).

Ferramenta “Magnetic Lasso”

Tutorial 05

Você pode usar qualquer ferramenta “Lasso”, mas eu prefiro a “Magnetic Lasso”, por exigir menos destreza manual e torna tudo MUITO simples. Com a ferramenta clique em alguma borda da região selecionada e vá contornando a área. Não precisa fazer com precisão porque a ferramenta vai justamente se ajustando sozinha, mas é bom ir devagar pra evitar erros. Vá até chegar no ponto inicial:

Tutorial 05

Em seguida pressione “Delete”. O resultado já vai estar aí. Se tiverem pequenas imperfeições (como, na foto, a região rosa que ficou destacada também), não se preocupe, a última ferramenta do Tutorial é para reparar essas coisas. Agora é só fazer em outras regiões.

Tutorial 05

Ferramenta “Magic Wand”

Tutorial 05

Eu não gosto muito de usar a Magic Wand para cutout, mas funciona bem se as cores estiverem bem definidas na fotos a ser editada. Não é bom, por exemplo, caso a pessoa queira destacar uma parte de paisagem de vários tons diferentes. A única observação principal sobre essa ferramenta é a opção “Tolerance”, que vai determinar até onde a tolerância para cores próximas da selecionada é permitida. Se selecionar “0″, por exemplo, SOMENTE aquela cor será selecionada na foto. Eu coloquei 40, aleatoriamente, para pegar uma gama de tons que fosse boa, porém sem estrapolar.
A opção “Contiguous” deve ser observada também. Eu recomendo deixa-la marcada, assim somente serão selecionados tons que estão ao lado do selecionado. Se a opção estiver desmarcada pode ser selecionada, sem querer, outra região da foto de cor parecida, porém que não era pra ser destacada.
Usar a ferramenta em si é simples: é só clicar sobre a cor, e ela selecionará a região. Sendo assim use a ferramenta com o layer de baixo (o que tem as cores originais) selecionado:

Tutorial 05

Com o Shift pressionado no teclado, vá clicando nas outras regiões da cor até preencher a área completamente. Você pode usar outras ferramentas de selação para ajudar, mas não esqueça de pressionar o Shift, senão a nova seleção substituirá a antiga.

Tutorial 05

Antes de apertar “Delete” não esqueça de selecionar novamente o layer em preto-e-branco!! Mais uma vez não fica perfeito, o resultado é “inferior” ao resultado usando a Magnetic Lasso, mas é mais rápido de ser feito. É só corrigir depois usando a dica final.

Tutorial 05

Ferramenta “Eraser”

Tutorial 05

A maneira mais demorada, porém se usada com cuidado é a ideal pelo fato de você ter mais controle. É simples: a parte a ficar colorida vai ser “apagada” da foto em preto-e-branco, deixando a de baixo destacada. É ideal que se use uma borracha redonda e não muito grande (você encontra em “Basic Brushes”).

Tutorial 05

Vá deletando devagar. Para as regiões menores é só diminuir o tamanho da borracha. Se sentir dificuldade é bom dar zoom, mas é bem simples se for com calma e paciência.

Tutorial 05

A borracha é legal também para quando você usa os outros truques e fica faltando algum pedacinho para deletar. É só ir lá e apagar, fica muito bem feito.

Tutorial 05

Dica Final

Quando apagar acidetalmente alguma pequena região que não deveria ser detacada, como aconteceu com pedaços da cadeira cor-de-rosa dessa imagem usada como demonstração nos dois primeiros procedimentos, há um truque simples para reparar esses erros. Usando a cor BRANCA, selecione um pincél redondo na ferramenta “Brush”. Selecione o mode “Color”, com indicado na imagem, e vá “colorindo” a foto DE BAIXO, colorida. As regiões onde esse reparo for aplicado ficarão em preto e branco. Só é preciso muito cuidado para não atingir a parte destacada, senão será preciso desfazer o processo e refaze-lo. A foto do resultado final foi feita com a união das ferramentas “Magnetic Lasso”, “Eraser” e esse ajuste final com “Brush”:

Tutorial 05

Prontinho!! Quaquer dúvida é só deixar um comentário nessa página!!

Tutorial 05

Todas as imagens desse tutorial foram feitas por mim, assim como a foto utilizada para demonstração.

5 Comments »

  1. olá! estou criando o blog Peep Toe Pink e gostaria de sugerir e adotar um ovo frito dentro de um peep toe (ou sapato) rosa. obrigada.

    Comment by Natália — August 7, 2011 @ 6:32 pm

  2. Muito bom o tutorial!
    Muito bom mesmo…bem explicadinho…

    Adorei….

    Beijos

    Comment by Vahallam — August 10, 2011 @ 1:22 pm

  3. Oii! Eu gostaria de adotar o “Ovo Voldemort”, me apaixonei desde quando eu vi hahaha, mande para o e-mail jana_uhu@hotmail.com mesmo
    Beijos e adorei a ideia da adoção! ^.~

    Comment by Jana — September 21, 2011 @ 9:50 pm

  4. onde eu baxo esse photoshop /?

    Comment by Ana Carolina — January 3, 2012 @ 3:51 pm

  5. Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o stress, tem efeitos sobre o HIV. É no entanto necessária alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos e além disso alguns dos estudos feitos (particularmente na China) têm por detrás grandes interesses económicos.

    Comment by Leonor Goff — May 29, 2013 @ 1:49 pm

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Copyright 2004 - 2011 | Powered by WordPress